Notícias do mercado imobiliário

Fevereiro apresenta recuo na venda dos imóveis

Dados do mercado imobiliário mostram que o setor ainda sofre com a instabilidade da nossa economia. Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato da Habitação - Secovi, as vendas de novos imóveis na cidade de São Paulo registraram queda de 0,7% quando foram vendidas 732 unidades, contra os 737 do mês de janeiro. Já se comparado com o segundo mês do ano passado, o recuo foi de 25,4% em relação os 981 imóveis comercializados.

"O efeito sazonal do início do ano continuou a afetar o desempenho do mercado imobiliário. O menor número de dias do mês de fevereiro, o Carnaval e as expectativas negativas com relação à macroeconomia derrubaram os níveis de confiança dos consumidores e dos empresários. O reflexo é perceptível no fraco desempenho das vendas e dos lançamentos", avalia Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

O indicador de Vendas Sobre Ofertas (VSO) acumulado de 12 meses indica que 41,6% do total de imóveis ofertados no período foram comercializados. A pesquisa apurou Valor Global de Vendas de R$ 408 milhões, 6% superior ao volume de janeiro e 21% menor que o de fevereiro de 2014, considerando os valores atualizados pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção).

As unidades com dois dormitórios permanecem na preferência dos paulistanos. Em fevereiro foram vendidas 330 unidades, um total de 45%. Em segundo lugar, com 28% do total das comercializações, são os imóveis com 1 quarto, com 203 unidades comercializadas. Na sequência, estão as unidades com 3 dormitórios, com 152 unidades (21% do total); e de 4 ou mais dormitórios, com 47 imóveis (6% do total).

Hoje, o mercado imobiliário está com os preços estabilizados. Após quase cinco anos em alta, o valor dos imóveis começa a apresentar desaceleração. Assim, o momento é ideal para o consumidor conquistar o imóvel dos sonhos por um preço mais acessível e com as melhores condições de pagamento.
13/05/2015